Por: Flávia E. Bonatto

flavinha.bonatto12@gmail.com

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Os elementais

São seres de energia inteligente, forças vitais, ou também chamados de espíritos, que regem e vivem na natureza, cada um com seu reino e função. Até onde vai nosso conhecimento, sabemos que existem 4 divisões “genéricas” dos elementais que são: salamandras, ondinas, gnomos e silfos.

As salamandras regem o fogo;
As ondinas regem a água;
Os gnomos regem a terra;
Os silfos regem o ar.
É comum ler em qualquer livro que sejam pequenos seres que podem aparecer ou não forma material, mas normalmente preferem permanecer imateriais, sendo vistos apenas como pequenos focos de luz.

Eles têm a função de manter o equilíbrio, não permitindo que nenhum elemento se sobressaia sobre o outro, causando destruição ou escassez.

Outra coisa MUITO comum é confundir elemental com elementar. Eu mesma caí nessa quando fiz esse texto. Os elementais são a energia manifestada do elemento, tem inteligência, porém agem por instinto. O elemental age independente do elementar e não tem nomes, como os elementares (ondina, silfo, etc). Só um exemplo: quando pedimos inspiração aos silfos, na verdade estamos pedindo inspiração ao elemental (força, energia do elemento). De certa forma, quando invocamos um elementar, acabamos atraindo um elemental também. Prometo que teremos um artigo somente sobre eles, ok?

Os elementais são seres frágeis e sensíveis. Não pensam da mesma forma que nós, muito menos agem pelos mesmos motivos. De certa forma podemos compará-los a crianças. Já ouvi e li relatos – se são verdadeiros ou não, não tenho como comprovar[bb], mas todos têm pontos em comum – que pessoas viram (principalmente crianças) esses pequenos seres brincando. Ou seja, elementais trabalham enquanto brincam e cuidando da natureza. Um grande incêndio pode ser um desespero para nós, mas uma brincadeira, uma reunião de amiguinhos para as salamandras – isso não significa que gostem do caos ou que gostem de destruição, significa que a percepção desses seres é diferente da nossa, o que é estranho ou nos dá medo para eles é comum. O fogo em si, as chamas quentes, são o habitat perfeito das salamandras, assim como o oceano é das ondinas, as montanhas altas e profundas dos gnomos e um furacão é motivo de festa pros silfos. Por favor, não tente fazer comparações do que você acha certo ou errado com o que pode ser ou não certo ou errado para os elementais.

É provável que você veja também fadas, elfos, duendes e dríades serem referenciados como elementais. Não posso afirmar ser verdade nem mentira, não há um estudo concreto sobre o assunto, assim como tudo que envolve a bruxaria e a magia, infelizmente. Eu acredito que façam parte sim do sistema da natureza, que sejam seres importantes, que protejam algo, mas não que sejam necessariamente elementais ou elementares.

Porque precisamos dos elementais

Como eu disse, eles têm como função manter o equilíbrio dos elementos, e nós seres humanos fazemos parte e possuímos os 4 elementos dentro de nós. Sabendo entrar em contato com esses seres podemos nos equilibrar e fazer com que nossa vida flua da maneira mais suave possível. Isso mesmo, os elementais são tão importantes quanto os elementos em si. Por exemplo: uma pessoa que anda extremamente sensível pode estar em desequilíbrio com os elementos, estando inclinada mais para o elemento água – que rege nossas emoções. Para reverter essa situação a pessoa teria que entrar em contato com os elementos e elementais para voltar ao equilíbrio, ou mesmo invocar um Elemental que sente que lhe está fazendo falta – uma pessoa extremamente sensível pode estar em falta do elemento terra (força, solidez) ou ar (raciocínio, equilíbrio da mente) ou ainda do fogo (ação, energia).

Para que invocá-los ou fazer-lhes uma oração?

Você já deve ter visto orações aos elementais ou mesmo pequenos versos para invocá-los em livros ou na internet. Por que fazer isso? Uma oração é uma conversa íntima, onde pode acontecer um pedido ou um agradecimento, ou somente um desabafo. A invocação você estará literalmente chamando algo ou alguém. Portanto, se precisa da ajuda de um Elemental a melhor maneira de conseguir isso é orando ou invocando. Eu particularmente prefiro orar cantando baixinho quando preciso de uma forcinha (não, não precisa rimar). Caso eu esteja fazendo um feitiço ou ritual que precise de um Elemental eu uso a invocação. Se você tem um altar e achar que precisa de algum Elemental mais do que dos outros, não hesite e coloque ali alguma oferenda ou símbolo para estarem sempre conectados. É também muito interessante e comum a invés de chamar pelos silfos, ondinas, salamandras e gnomos, invocar diretamente o elemento que se deseja a força.

Como tratar os elementais

De forma geral, posso dizer que ser gentil e ter muita cautela é o primeiro passo. Faça ou compre essas estátuas de gesso ou qualquer outro material que tenha a forma que você imagina o Elemental. Você imagina os elementais ondinas com forma de sereias? Então compre uma estátua de sereia – pode ser pequenininha – ponha onde preferir (preferencialmente perto de você) e diga em bom som que esta estátua representa as ondinas, faça uma oração ou uma pequena invocação, mostre-lhes que aquela estátua é uma forma de você demonstrar seu carinho. Pode colocar perto dessa estátua pedras/cristais que representem seu elemento, flores ou frutas como forma de agradecimento ou respeito. Outra forma de bom tratamento ou respeito é usar algum de seus símbolos como talismã (colares) ou talismãs que você possa por no seu altar ou ainda no jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário